O que caracteriza um acidente ocular?
- Giselle Souza
- Feb 24
- 2 min read

Um acidente ocular pode acontecer em diversas circunstâncias.
Quando seus olhos entram em contato com substâncias químicas ou sofrem com traumas e pancadas, podemos chamar esse episódio de acidente ocular. Um acidente desta natureza acontece quando algo que não deveria estar em contato com os olhos causa dores, desconforto e em casos extremos, prejuízos para a visão.
Também é comum que aconteçam acidentes oculares envolvendo corpos estranhos. Quando isso acontece, costumamos dizer que “caiu um cisco” nos nossos olhos, entretanto, o problema pode ser mais grave do que imaginamos.
Como exemplo, existe o caso de acidentes com respingo de solda. Este tipo de resíduo, ao entrar em contato com os olhos, pode causar desconforto intenso e constante, necessitando de ajuda profissional para que seja feita a remoção.
Este e outros acidentes de trabalho são mais frequentes do que gostaríamos, por isso a necessidade de disponibilização e utilização de EPIs para a proteção ocular.
Além disso, é importante mencionar os acidentes oculares com crianças. Especialmente em um momento em que estamos permanecendo em casa com os pequenos, devido à pandemia global de coronavírus.
Por isso, é primordial deixar produtos de limpeza longe do alcance das crianças, cabos de panelas voltados para a parte interna do fogão e supervisionar as brincadeiras dos pequenos. Para eles, qualquer objeto (especialmente os pontiagudos) podem representar um risco eminente aos olhos.
O que se deve fazer quando um acidente ocular acontece?
Caso esteja usando lentes de contato, é preciso removê-las, mas antes de tudo, lembre-se de não pôr a mão suja no olho e não coçar ou comprimir o local. Isso pode piorar bastante as coisas!
O indicado é buscar atendimento oftalmológico de urgência caso sinta dor, vermelhidão, perda de visão ou qualquer desconforto ocular após traumas e pancadas.
Em caso de contato com corpo estranho ou substâncias químicas, é necessário lavar o local com água abundante e corrente. Ainda assim, busque por ajuda oftalmológica e não espere até que o quadro piore, pois sua visão pode estar em jogo.
Comments