Entenda os perigos da luz azul
- Giselle Souza
- May 30, 2024
- 2 min read

Atualmente, estamos expostos de diversas formas à luz azul, principalmente pelas que são emitidas por alguns equipamentos eletrônicos que possuímos, como: celulares, televisores, computadores e etc. Ela se tornou algo extremamente presente em nosso dia a dia, por isso é tão importante entendermos os riscos a que estamos expostos e como nos proteger.
O que é a luz azul?
Ela faz parte da luz visível, estando presente em raios solares e em aparelhos digitais. Quando estamos expostos à luz azul durante o dia, pode ser benéfico para regular o ciclo sono-vigília (é um ciclo regulado pela quantidade de luz que somos expostos ao longo do dia, por intermédio da melatonina) e melhorar o estado de alerta, mas a exposição excessiva à luz azul, principalmente durante à noite, pode ser prejudicial à saúde ocular.
E quais problemas ela pode causar?
O principal problema que está associado ao excesso de exposição à luz azul é o cansaço ocular digital, que também pode ser chamado de síndrome da visão de computador. Os sintomas apresentados são: olhos secos, dor de cabeça, visão embaçada, problemas de concentração e fadiga ocular. A exposição intensa à luz azul pode aumentar o risco de desenvolver doenças mais sérias, como degeneração macular e catarata.
Como se proteger?
Algumas medidas que você pode inserir na sua rotina para se proteger são:
- Usar óculos com filtro de luz azul: existem óculos que filtram a luz azul, ajudando a reduzir a quantidade absorvida que seus olhos podem captar durante o uso de telas por longos períodos.
- Faça pausas: pare, respire e foque sua visão em outro lugar que não seja as telas que estão à sua frente, preferencialmente a cada 20 minutos por uns 20 segundos. Isso irá ajudar na sua fadiga ocular, dando mais conforto para que realize suas atividades normalmente.
- Configure a intensidade da luz: mexa nas configurações do brilho de tela dos seus dispositivos, ajuste a temperatura de cor para tons preferencialmente mais quentes, caso esteja mexendo durante a noite. Alguns aparelhos já contam com o “modo noturno” que equilibra a quantidade de luz azul.
- Evite manter seus aparelhos eletrônicos muito próximos aos olhos: busque manter uma distância confortável dos seus olhos e evite segurar o dispositivo muito perto do rosto.
- Procure diminuir o uso de telas antes de dormir: tente não utilizar seus dispositivos eletrônicos com tanta intensidade antes do seu horário de dormir, procure se desligar deles ao menos 1 hora antes de se deitar. Isso irá ajudar na qualidade do sono.
São dicas simples e essenciais para que você possa proteger a saúde dos seus olhos do mundo digital.
Portanto, lembre-se: cuidar da saúde dos seus olhos e fazer exames regulares com um oftalmologista garante um futuro saudável e longe de problemas.
Comments