Chocolate: vilão ou aliado?
- Giselle Souza
- Apr 17
- 2 min read

Provavelmente a sua geladeira deve estar recheada de chocolates depois do domingo de Páscoa. Contudo, junto com a doçura vem a preocupação com a saúde. É inegável que o consumo excessivo de doces pode acarretar riscos ao nosso organismo. Mas o que muitas pessoas não sabem é que, se consumido com moderação, o chocolate pode trazer benefícios à saúde ocular.
São muitos os polifenois conhecidos e dentre os mais estudados estão os flavonoides. Esses compostos estão presentes em diversas frutas e vegetais e são encontrados em abundância nos chocolates 70%. Eles promovem a melhora da circulação do sangue protegendo o sistema cardiovascular e auxiliam no combate de doenças crônicas relacionadas à inflamação, como o diabetes. Logo, ajudam a prevenir problemas oculares como retinopatia diabética, uma das maiores causas de cegueira no mundo.
Não há pesquisas que indiquem com exatidão a quantidade total de flavonoides que devem ser ingerida por pessoa, mas estima-se que o consumo de até 1g por dia é suficiente.
Já os chocolates branco e ao leite precisam ser evitados ou ter um consumo controlado. Eles contêm mais gordura e açúcar. A ingestão excessiva pode levar à obesidade, diabetes e hipertensão arterial. Essas alterações sistêmicas podem causar a perda da visão.
O edema macular e a retinopatia diabética, por exemplo, são complicações graves relacionadas ao diabetes. Essa doença pode afetar os vasos sanguíneos que nutrem a retina, desencadeando o extravasamento, e acúmulo de substâncias e fluidos nessa parte do olho, podendo levar à cegueira se não tratada a tempo.
Fica o alerta: “O consumo de chocolate pode ser muito benéfico para sua visão e saúde. Mas é preciso fazer a escolha certa e consumir de forma consciente. As pessoas com histórico de diabetes ou hipertensão arterial precisam ter cuidado redobrado”.
Comments