top of page
Search

Como prevenir a síndrome do olho seco?


A síndrome do olho seco é uma condição ocular que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo. Ela ocorre pela insuficiência de produção de lágrimas ou pela qualidade inadequada em que são produzidas.


Os sintomas apresentados são: olhos secos e avermelhados, desconforto, irritação, ardência, visão embaçada, desconforto ao usar telas (computador, tablet, celular, etc.), sensibilidade à luz e, em alguns casos, pode ocorrer uma quantidade de crostas ao redor das pálpebras.


Como posso prevenir essa condição?


- Faça pausas frequentes durante a utilização de telas: Atualmente é muito difícil ficarmos longe de algum dispositivo, seja televisão, computador, celular e etc. O ideal é se manter ciente de que é necessário fazer pausas e deixar a visão descansar longe dos estímulos visuais que esses aparelhos oferecem.


- Evite ficar em ambientes secos: Normalmente lugares com ar condicionado, aquecimento central e baixa umidade podem favorecer o ressecamento dos olhos. Faça a utilização de um umidificador caso não tenha a opção de evitar locais como esse.


- Mantenha-se sempre hidratado: Beber água é uma das prevenções mais eficazes que você pode fazer pela sua saúde ocular, pois manterá seu corpo sempre hidratado. Caso tenha dificuldade para manter uma consistência para beber água, faça a utilização de aplicativos que te auxilie mandando lembretes.


- Utilizar óculos de sol: Eles podem proteger seus olhos da exposição excessiva ao vento e a luz solar, que também podem desencadear sintomas de olho seco.


Quais são os tratamentos?


- Lágrimas artificiais: As lágrimas artificiais ou lubrificantes podem ajudar a aliviar os sintomas do olho seco, pois elas promovem uma camada úmida sobre a superfície ocular.


- Medicamentos: Normalmente são utilizados em casos mais graves, mas o oftalmologista pode receitar medicamentos que aumentem a produção das lágrimas ou que reduzam a inflamação causada pela condição.


- Outros procedimentos: Existem outros caminhos, como obstrução dos ductos lacrimais, tratamento com luz pulsada ou uso de lentes de contato especiais, tudo vai depender do grau da síndrome e de como a situação vai se desenvolvendo.


É importante ressaltar que somente um médico oftalmologista é capaz de receitar e passar tratamentos corretos para a síndrome do olho seco. Jamais se automedique ou siga dicas clandestinas na internet.


Contudo, caso você tenha chegado até aqui e esteja suspeitando ter essa condição, procure ajuda médica e não arraste esses sintomas por mais tempo.


 
 
 

Comments


©2023 por Dra. Giselle Caon

bottom of page