A luz azul do celular afeta nossa saúde. Mito ou verdade?
- Giselle Souza
- Feb 28
- 2 min read

Existem alguns mitos acerca da oftalmologia. Aqui no blog do Instituto de Olhos Marques, por exemplo, você já descobriu que costurar não desgasta os olhos e ler na penumbra não faz com que precisemos usar óculos, certo?
O mesmo vale para o uso das telas presentes em computadores, notebooks, tablets e celulares, as quais não prejudicam nossa saúde ocular por si só.
Porém, é necessário que haja moderação no uso diário desses aparelhos, além disso, é importante se lembrar de piscar repetidamente para lubrificar os olhos de maneira adequada ao longo do dia, principalmente para evitar doenças como a Síndrome do Olho Seco.
Entretanto, não é só o uso contínuo de celulares e afins que pode prejudicar nossa visão! Usar estes aparelhos antes de dormir também pode alterar nossa saúde consideravelmente.
A luz azul do celular atrapalha nosso sono? É verdade!
Isso acontece, pois, este tipo de tela eletrônica emite o que chamamos de “Luz azul”. A luz azul é um espectro de luz invisível a olho nu, mas não se engane, ela existe!
Quando captamos a luz azul através de nossos olhos e a enviamos ao cérebro, ele muitas vezes se confunde e entende que é dia.
Portanto, quando usamos o celular antes de dormir, nosso cérebro não assimila que é hora de descansar e interpreta aquele momento como de vigília (ficar acordado), atrapalhando a qualidade do nosso sono.
A falta de sono é capaz de impactar a saúde do nosso corpo e mente, agravando quadros de estresse, ansiedade, síndrome de Burnout – causada por estresse relacionado ao excesso de trabalho – e outros quadros psicossomáticos.
Por isso, busque se desconectar de aparelhos que emitam luz azul algumas horas antes de ir dormir e evite usá-los durante a madrugada, em intervalos de sono.
Comments